Luluzetes

junho 27, 2011

Poliana feelings

Depois de um fim de semana mais que colaborativo, comecei a refletir sobre o meu período sabático onde fui obrigada a exercer mais a minha criatividade para não enlouquecer [no “mal sentido”]de tanto ócio! Além da minha imaginação fértil precisei da colaboração dos meus diletos amigos, conhecidos, virtuais e estranhos para dar um upgrade no meu mundo particular.

E eis que, sincronicamente, leio um artigo na Revista Vida Simples sobre como causar impacto positivo nesse mundo de "meu Deus"!. E resolvi pinçar algumas idéias de como colorir não só o meu mundo, mas o de qualquer pessoa, a partir de pequenas ações diferenciadas no cotidiano real ou virtual.


1. SORRIA
O repórter André Gravatá (autor do artigo da Vida Simples) saiu às ruas de São Paulo na hora do almoço com um cartaz escrito SORRIA! Sua intenção era facilitar bons encontros a partir de um sorriso. Segundo eles,o número de alegrias faciais superaram as “caras feias” e olhares reprovadores ao simples convite para sorrir.

2. COISAS QUE ESQUEÇEMOS
O projeto things we forget deixam mensagens como “Estranhos são amigos que ainda não encontramos”, “Aprendam uma nova palavra hoje”, em espaços públicos de Cingapura.

3. ESCAMBO
A americana Micki Krimmel criou o Neighborgoods, uma rede de relacionamento para intercambio de objetos. Vale emprestar, troca, alugar. O importante é economizar dinheiro e recursos do planeta.

4. VISITA DE BICHO
O Projeto PetSmile foi criado pela veterinária Hannelore Fuchs  com o objetivo de usar os animais para devolver bem estar psicológico a quem passa por situações dificieis como portadores de necessidades especiais, crianças e idosos em hospitais de São Paulo.

5. COWORKING
Um espaço coworking reúne diversos profissionais que não querem trabalhar em casa ou num cibercafé. Alem da interação, o compartilhamento do espaço aumenta a possibilidade de os profissionais conhecerem pessoas de diversas áreas ampliando contatos e chance de fechar negócios e parcerias. http://coworking.beans.net


6. SEMEANDO LIVROS
O Projeto Livro Livre que visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores disponibilizando livros em lugares públicos Ao receber o "não-presente" o leitor assume o compromisso de passá-lo adiante após a leitura, deixando-o em um local público onde possa ser encontrado por um novo leitor. O conceito é inspirado no bookcrossing.

7. MAPAS AFETIVOS
A artista plástica Claire Kessner marcou no mapa da sua cidade os lugares onde viveu experiências marcantes e convidou amigos e estranhos para também colocarem suas vivências no mapa. Ela usa o mapa de São Francisco, na Ca­­li­­fórnia, e finca ali plaquinhas, nas quais explica, o que lhe aconteceu nas alamedas x ou y. "As mar­­cações variam do lugar em que teve um beijo roubado à calçada onde levou um tombo de skate.Criando um movimento em prol da cartografia sentimental http://shareable.net/blog/the-visceral-neighborhood 

8. INSPIRAÇÃO DIÁRIA
 O designer Julian Bialowas criou um blog para publicar todo dia durante um ano, uma foto inspiradora , capaz de motivar as pessoas e fazê-las refletir sobre o sentido da vida.


9. APOIE UM PROJETO
O site Catarse propõe financiamento de projetos pessoais de forma colaborativo para que uma boa idéia saia do papel, ou o lançamento de uma proposta para um mundo melhor. Você pode ajudar fazendo uma doação ou cadastrando o seu projeto para receber recursos.

10. POESIA NO VARAL
O Papel no Varal espalhou poesias em diversos lugares públicos de Maceió. O projeto tem como objetivo levar a boa poesia à população em geral através de saraus em bares, restaurantes, livrarias, escolas, museus e ambientes onde possa haver acolhimento à leitura poética.

11. EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Senso Incomum é uma rede virtual que prega o empreendedorismo social e reúne pessoas para pensar e discutis ações para melhorar a sociedade.  Promover idéias que podem transformar a realidade social e ambiental.


12. UNIDOS PELO TOQUE
O fotografo Renaldi criou o projeto Touching Strangers, onde fotografa estranhos encontrados na rua com a condição de que se tocassem ao posar para foto. No mundo onde estamos cada vez mais reclusos, o ensaio propõe questionar a relação com as pessoas a nossa volta.


Essas são algumas das milhares de idéias que são compartilhadas na blogosfera, se você tem uma idéia colaborativa ou conhece um projeto legal, deixe sua sugestão!


"O mundo precisa de loucos, loucos uns pelos outros."

3 comentários:

  1. A Promoção Resenha Premiada já está no ar! Não fique fora dessa hein!

    Quem quiser participar deverá nos enviar o relato de uma aventura gastronômica. As duas melhores resenhas ganharão:

    1° Lugar: 2 (dois) Combos formados por: 1 (um) Beiju (Salgado ou Doce) + 1 (um) Milk-Shake de 300 ml (livre escolha de sabor) a serem consumidos no mesmo momento no box na Beiju Mix;
    2º Lugar: 2 (dois) Combos formados por 1 (uma) Tigela de Açaí de 350ml (livre escolha de sabor) + 1 (uma) Torta de Banana a serem consumidos no mesmo momento em uma da lojas da Açaí & Saúde.

    Huuuuum!!! Deu água na boca, não deu? Então, corra para fazer a sua aventura gastronômica e enviar para nós! Mas, antes, confira o regulamento detalhado!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ameeiiiii!

    Cara, a ideia da cartografia sentimental é tudoooo. Que tal fazer um negocio desses no face, Lu? Vc que é criativa e cheia das habilidades tecnológicas...

    SEm contar nos animaizinhos, né? Tem um que ta virando minha vida de pernas pro ar atualmente ( e deliciosamentte!)...

    Fiquei com vontade de fazer esse negócio do toque aí... massssaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Lu Amei!!! Simplesmente fantástico!!! Se vc topar gostaria de publicar em nossos portais www.itu.com.br e www.acampinas.com.br. Esse espaço muda uma x por semana mas por conta das festas vai mudar no inicio de janeiro. Se vc topar me avisa e eu te passo as coordenadas. Estamos total sintonizadas!!! Parabéns pelo excelente texto e idéias. Beijao

    ResponderExcluir