Luluzetes

julho 11, 2011

Roupas: como comprar de forma inteligente.

Tenho costume de comprar roupas sem muito planejamento e muitas vezes, por impulso. Por isso, pesquisei dicas de como fazer compras de forma inteligente. Afinal, roupas, sapatos e acessórios são investimentos básicos que fazem muita diferença no visual!
Antes de comprar
- Antes de sair às compras a faça uma arrumação geral no seu armário: veja o que ainda lhe serve, o que está fora de moda, o que já está muito usado.
- Livre-se das peças inúteis. Saber o que a gente tem é imprescindível pra saber o que a gente precisa ter!
- Pesquise as tendências em revistas, sites de moda e veja o que combina com seu estilo.
- Tenha em mente as peças favoritas, as que mais usa, o grupo de cores que se tem em casa, para então escolher peças que vão render muitas combinações.
- Pense em look e não em peças específicas.
- Evite comprar varias peças iguais. Mais variedade da possibilidades de mais usos.
- Lembre-se: nem tudo que está na moda ficará bem em você!
Ao escolher a peça:
- Verifique o tecido. Tecidos de lã e algodão são mais duradouros, mas podem encolher.
 - Veja as costuras se são simétricas e retas. Veja a roupa pelo avesso, o acabamento.
- Ao experimentar veja se a roupa é confortável, sem deixar sobras de tecido, e as costuras precisam estar no lugar certo.

Critérios para comprar bem:
Segundo Gloria Kalil, compra inteligente é aquela adequada às suas prioridades. O mais importante é ter consciência de quem você é e o que você quer com a moda.'

CUSTO x BENEFÍCIO: Vale gastar mais no que for: * Básico *Clássico *Cor neutra * Se usa mais freqüência. Vale gastar menos: *roupa datada *estampas * moda fashion pode se comprar em lojas de departamentos.


QUANTIDADE x QUALIDADE: É mais inteligente ter uma quantidade razoável de peças boas – feitas em material de qualidade e durável – do que ter montes de peças que com o tempo vão se acabar rapidamente.

VARIEDADE X CLÁSSICOS: Vale a pena acrescentar algumas peças ou acessórios a cada estação pra dar aquela atualizada no guarda roupa. Procure uma peça que, coordenada com tudo que você já usa, faz a diferença no look.


CONJUNTOS x VERSATILIDADE: O ideal é ter conjuntos que com outras peças possam render combinações novas. Cada peça do guarda-roupa deve ser coordenável com pelo menos outras duas.


ACESSÓRIOS: “Armário inteligente tem que ter acessórios que façam a diferença, que sejam cereja do bolo dos nossos looks e que digam, com todas as letras e contas e pedras e cores, quem a gente é!”

Vejam esse post de como fazer vários looks combinando 10 peças básicas:
http://www.rabusch.com.br/blog/index.php/dicas-de-moda/10-pecas-para-um-guarda-roupa-inteligente/


Esses foram os critérios básicos para fazermos boas compras. Aguardem outros posts específicos sobre acessórios e roupas!


Fontes:
Oficina de Estilo
Revista Criativa
Arraze

2 comentários:

  1. Era p/ ter lido isso antes de comprar um vestido tomara que caia, tem mais de um ano no armário guardado.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Gabizilda! Agora, você já sabe como comprar.

    ResponderExcluir